O embaixador certo no terreno

21 de Março de 2012

O embaixador certo no terreno

A saturação dos mercados e a cada vez mais forte concorrência levam a que as marcas necessitem de criar novas estratégias comerciais para se diferenciarem. Os detentores das marcas procuram novas formas para se fazerem notar. Neste contexto, o field marketing surge como alternativa viável, algo que permite despertar a atenção dos consumidores, desenvolver o interesse, criar o desejo e, por fim, estimular a compra.

Apesar de existir no mercado uma necessidade crescente de ações de field marketing, habitualmente estas não fazem parte do core business das empresas, daí o recurso a especialistas de recursos humanos. Surge aqui, por isso, uma boa alternativa para as marcas conseguirem realizar diversas ações, evitando o aumento dos custos fixos, isto é, podem contratar recursos temporários para ações temporárias, sem no entanto terem de perder tempo com a carga burocrática e administrativa.

O field marketing engloba todas as ações de marketing no terreno que têm um impacto direto no consumidor. Esta prática tem vindo a ganhar importância dentro dos planos de marketing e comunicação das empresas, recorrendo à contratação de profissionais, normalmente jovens, para incentivar a compra. Estes profissionais dão a cara pela organização nos três ramos do field marketing - comercial, administrativo e operacional – o que exige um perfil assente em características como o gosto pelo contacto com o público (que, mais que um fator preferencial, neste âmbito se torna um requisito obrigatório), dinamismo e proatividade, bem como facilidade de comunicação e sentido de responsabilidade. De facto, como em qualquer outro setor, também no field marketing, o sucesso ou o fracasso das ações dependem em grande parte dos recursos humanos escolhidos para o efeito. O profissional certo é aquele que foi escolhido de acordo com a estratégia da organização e que poderá aplicar o seu potencial para dar continuidade às metas, objetivos e valores da mesma. Este aspeto ganha ainda mais relevância quando falamos em funções com elevado cariz comercial, onde o ambiente de trabalho é um campo de batalha pela atenção do consumidor. O profissional no terreno ganha aqui o papel de “embaixador” dos valores da marca ou organização, acabando por determinar e influenciar a perceção do consumidor face à empresa ou produto que está a representar.

As empresas nacionais e multinacionais cuja atividade principal incide na venda direta ao consumidor são as que mais recorrem a este tipo de contratação, procurando o profissional certo para o lugar certo. Com base na minha experiência no Grupo Multipessoal, que criou recentemente uma nova área de negócio especializada no recrutamento e seleção de profissionais para o field marketing, posso afirmar que se tem vindo a verificar uma preocupação constante deste tipo de empresas em apostar no profissional mais adequado para determinada ação, perdendo-se no tempo a ideia passada do comercial preocupado apenas com a comissão que não bebe os valores da empresa. Cada vez mais, os “embaixadores” no terreno são escolhidos através de um processo de recrutamento e seleção profissional, tendência que se justifica pelas atuais exigências do consumidor, principalmente em contexto de crise económica, em que se torna mais difícil convence-lo.

Não hesito em afirmar que é uma realidade que num mercado cada vez mais competitivo, a qualidade produto ou serviço não basta, é necessário promove-lo da melhor forma. Torna-se uma exigência acompanhar as mudanças constantes dos mercados e dos consumidores com a ajuda dos profissionais certos. De facto, numa realidade empresarial cada vez mais competitiva, as empresas encontram-se, cada vez mais, orientadas para os seus objetivos, marcando a diferença através dos seus recursos humanos. Sendo a diferenciação uma das palavras-chave do marketing moderno, fazer a diferença pelo correto capital humano é, sem espaço para dúvidas, um investimento com retorno.

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