Tendências do recrutamento no atual contexto económico

20 de Março de 2012

Tendências do recrutamento no atual contexto económico

Fruto inevitável do actual contexto económico, o mercado de trabalho sofre também grandes alterações, tornando-se pouco previsível. Não se encontrando o recrutamento congelado, sentimos uma alteração profunda no tipo de perfis procurados, já que existe uma maior tendência para o recrutamento de cargos médios com pouca experiência, bem como a procura de bons profissionais técnicos para novas latitudes. O mercado internacional ganha cada vez mais terreno, sendo que países como Angola, Moçambique e Brasil continuam a alimentar-se de profissionais especializados e formados em Portugal, surgindo até novos países, sendo o mais flagrante a Noruega, que reconhece o valor e importa quadros técnicos nacionais, especialmente, na área de Engenharia.

No sector de Finance & Banking, sentimos uma procura generalizada na área de risco, controlo de gestão, auditoria, fiscalidade, contabilidade, recuperação de crédito e gestão de insolvência, bem como recursos humanos e área jurídica. A Banca de Retalho e Banca de Investimento absorvem de forma contínua profissionais com experiência inferior a 2 anos.

Existe assim um balanço positivo no sector financeiro, que, de acordo com nossa experiência, continua a representar um dos principais núcleos de qualquer empresa, independentemente da dimensão e do contexto económico em que está inserida.

Na área de Engineering & Technologies, o balanço é também positivo. Apesar do decréscimo sentido na Construção Civil, a Indústria continua a ser um sector no qual continuamos a sentir procura de profissionais técnicos, com particular destaque para a indústria alimentar, automóvel e metalomecânica. A área de tecnologias continua com uma procura muito acentuada de profissionais técnicos na área de programação, investigação e desenvolvimento de novos negócios.

Na área de Sales & Marketing, sempre alvo de maior rotatividade, continuamos com sectores muito activos como Retalho e Distribuição. A procura continua activa para posições como gerentes de loja e area managers, com particular destaque para o mercado da Moda e Restauração. O desenvolvimento do sector da Distribuição em Angola esbarra na imensa dificuldade de localização deste tipo de perfis no país, pelo que assistimos a uma emigração forçada, e por isso bem paga, de alguns profissionais deste sector em Portugal. De destacar ainda o mercado Hoteleiro, de segmento alto, que continua particularmente atento a perfis comerciais e cargos técnicos na área de Food & Beverage.

De uma forma global, em todos os sectores existe actualmente uma procura de trainees para dotar ou rejuvenescer as empresas com criatividade, espírito crítico e empreendedor. Nunca como agora existiu o desenvolvimento constante e frequente por parte dos departamentos de recursos humanos de projectos de integração de jovens. Algo que se aceita e percebe já que jovens que prometam uma curva de crescimento interessante, rapidamente ganham terreno e evoluem para quadros técnicos, trazendo óbvias vantagens, que vão desde o aspecto económico dos salários mais baixos à capacidade de gerir de forma previsional os recursos humanos das empresas com passagens de testemunhos efectivas entre profissionais.

Uma outra tendência está também associada ao momento económico actual e à tentativa forçada e urgente que muitas empresas fizeram na sua internacionalização. Sentimos por isso um boom na procura de gestores de mercados externos qualificados por parte de PME's nacionais, percebendo nós que esta aposta na área internacional não foi planeada mas que surgiu apenas como forma de contornar a estagnação da nossa economia.

Beauty Advisor (m/f) - ECI Lisboa

[040/BRM/303619/AP] -